Dozukuri

Dozukuri – Concentração na postura do corpo
É momento de nos concentrarmos na correcta posição do corpo, procurando sentir que a cabeça e as costas estão direitas e alinhadas, que os ombros estão descontraídos, as ancas e os pés estão todos na horizontal e também alinhados na direcção do alvo – como se de três cruzes sobrepostas se tratasse. Concentra-se a energia no centro do corpo, no hara (centro de gravidade no baixo ventre).
 

Neste passo colocamos a primeira flecha (haya) na corda do arco, que fica segura pelo indicador da mão esquerda, enquanto a segunda flecha (otoya) fica segura pela ponta, pelos dois dedos pequenos da mão direita, junto à anca. A ponta inferior do arco fica apoiado no joelho esquerdo, o espaço entre a curva superior do arco e o fio deve ficar centrada com o nosso corpo.
Depois devemos inspeccionar com o olhar a corda junto à flecha e percorrer a fecha, prolongando o olhar até ao alvo, onde nos demoramos um pouco, para voltarmos a situar o olhar ao longo da linha da cana do nariz, num ponto do pavimento quatros metros à nossa frente – executado sempre os movimentos ao ritmo da respiração, procurando acalmar o espírito, sem no entanto perdermos o contacto com o que se passa à nossa volta.

No comments:

Post a Comment